Protocolos de Harmonização Facial para diferentes idades
Nos dias de hoje, podemos contar com diferentes tratamentos faciais para melhorar a aparência e tratar a pele como um todo. Seu protocolo de tratamento vai variar pela idade da paciente, diminuição do colágeno e sua queixa.
Os tratamentos mais utilizados e procurados nos dias de hoje são: Bioestimuladores de colágeno, Preenchedores Faciais e Toxina Botulínica.
Com o passar dos anos, nossa pele vai necessitando de mais tratamentos, isso se da pela perda de estrutura óssea, diminuição dos coxins de gordura e a hiperfunção da musculatura. Se tratando de musculatura, os sinais de envelhecimento são decorrentes das contrações repetitivas, que resultam em um prolongamento das fibras, mudança de tônus, diminuição da amplitude de movimento e aparecimento das rugas dinâmicas (rugas que aparecem quando faz o movimento) e rugas estáticas (rugas que aparecem mesmo sem fazer o movimento, em repouso).
Um pouco sobre esses procedimentos para melhor entendimento:
- Bioestimuladores
A partir dos 25-30 anos nosso colágeno começa a diminuir consideravelmente ano após ano. Com ele conseguimos melhorar a qualidade da pele, viço e luminosidade, estimular a produção do nosso colágeno, tratar a flacidez, trazer de volta a sustentação e reestruturação da pele.
- Toxina Botulínica
A Toxina Botulínica (mais conhecida como Botox) ajuda impedindo a contração muscular da região, não deixando marcar as rugas dinâmicas, ajudando a retardar o processo de envelhecimento, e contribuindo para que as linhas dinâmicas não virem rugas estáticas.
- Preenchedores
Utilizados para melhorar linhas como bigode chinês e marionete, volumizar como lábios, malar, zigomático, mento, e desenhar como no caso da linha da mandíbula.
Todos em conjunto nos trazem uma melhora no aspecto facial, e de acordo com a queixa e necessidade é avaliado a necessidade da quantidade de produtos utilizados. Não possui uma idade ao certo para se iniciar, mas o indicado é iniciar com os preventivos como é o caso do Botox. Lembrando que sempre deve ser realizado uma avaliação para ver qual o melhor caminho a seguir e quando iniciar.